Inscrição Idade Adulta

Já não sabemos bem durante quanto tempo, tivemos a oportunidade de trabalhar com um grupo de adultos da zona de Castelo Branco.

Com eles descobrimos que também agora nós partimos do mundo para chegar ao corpo, quando dantes o caminho que fazíamos era o inverso. E que tudo isto é uma longa história de amor que ainda agora começou.

Manifesto

Estar aqui sentada convosco é por si só um ato de inscrição. Eu olho-vos.
Vocês olham-me. Eu espero e vocês esperam comigo. Às vezes o nosso olhar encontra-se e parece que o mundo deixou de existir para dar lugar a outra coisa que ainda não conhecíamos. E tudo isto é uma longa história de amor que ainda agora começou. A história que construímos agora, neste momento, em que me sento convosco, em que espero convosco, em que nos olhamos finalmente. E estar aqui, agora, é tudo o que importa neste momento.

E no tempo da espera que partilhamos começamos a perguntar-nos: quem é, afinal, aquela que ali está perante nós? O que tem ela para nos contar que ainda não ouvimos? Que ainda não sabemos? Como podem as suas palavras, o seu corpo, encontrar-se com as minhas palavras e o meu corpo? (pausa) É aqui que o teatro começa.

Quando nos começamos a perguntar, como no início, como no tempo em que as pedras tinham história e cada dia era um novo começo. Talvez seja este o rosto do desejo. O nosso rosto aqui e agora. O nosso rosto em todo o lado e em lado nenhum. Perde-se. Esvazia-se. Para mais tarde se encher de intensidade. Como a luz que desparece, lentamente, para dar lugar ao escuro. É no escuro que a luz pode voltar a ser luz. É no escuro que a luz pode voltar ser luz. É no escuro que a luz pode voltar a ser luz.

Ficha Técnica

Direção Artística e Conceito:  Ana Gil & Nuno Leão

Dramaturgia e Texto:  Nuno Leão (a partir de “A Utopia Descobriu o Caminho Marítimo para a Cura”, de Luís Pedro Cabral)

Adultos:  Alice Nascimento, Ana Sofia Baptista, António Quelhas, Luiz de Paula, Lurdes Pina, Paula Antunes, Rosa Silva, Sandra Toscano, Verónica Rodrigues

Desenho de luz e som:  Nuno Leão

Espaço Cénico:  Ana Gil

Fotografia e Vídeo:  Tiago Moura

Design de Comunicação:  Cátia Santos

Produção:  Terceira Pessoa – Associação

Apoio:  Câmara Municipal de Castelo Branco

Digressão

20 Julho 2014 — Cine-Teatro Avenida Castelo Branco
07 Fevereiro 2015 — Cine-Teatro Avenida Castelo Branco

Media do Projeto