SINGULAR – Ciclo de criação artística pluridisciplinar

SINGULAR – Ciclo de criação artística pluridisciplinar

SINGULAR é um ciclo de criação artística pluridisciplinar da Terceira Pessoa que propõe uma programação caracterizada pelo cruzamento de várias disciplinas artísticas e composta por objetos artísticos que resistem a qualquer tentativa de categorização imediata.

\SOBRE

+ FESTIVAL

 “SINGULAR” é um ciclo de criação artística pluridisciplinar da Terceira Pessoa que propõe uma programação caracterizada pelo cruzamento de várias disciplinas artísticas e composta por objetos artísticos que resistem a qualquer tentativa de categorização imediata.

Pensado para acontecer na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco – novo espaço dedicado à criação artística e a projetos na área das indústrias criativas onde diferentes agentes de áreas artísticas e performativas diversas se cruzam e colaboram – as propostas de programação do ciclo propõem uma forte componente urbana, contemporânea e experimental. O ciclo procura de forma única e SINGULAR, a experimentação como expressão de liberdade criativa e crítica, enquanto ferramenta potenciadora de dinâmicas inovadoras do pensamento individual e colectivo.

 

+ OBJETOS SUI GENERIS

 De carácter experimental e participativo, SINGULAR motiva a apresentação e partilha de objetos sui generis que procuram provocar o território e as especificidades socioculturais da região de Castelo Branco.

 

+ ARTISTAS SINGULARES

Acontecendo no último trimestre de cada ano, o ciclo SINGULAR propõe que sejam apresentados objetos artísticos em cada mês, perfazendo um total de 7 apresentações por ano.

 

+ DINÂMICA COLABORATIVA

 Com este ciclo procura-se estimular um movimento de valorização e desenvolvimento cultural fora dos grandes centros, através da apresentação de linguagens artísticas de índole assumidamente contemporânea, apresentando um programa de artistas com visões singulares sobre o mundo e a contemporaneidade. O ciclo desenrola-se numa dinâmica colaborativa e participativa, promotora do acesso à cultura, numa relação assente no diálogo.

 

+ CRUZAMENTOS DISCIPLINARES

O cruzamento multidisciplinar das diferentes manifestações artísticas e da diversificação dos modos de estabelecer uma relação com a cultura, designadamente através da fruição e da participação cultural, proposto pelo ciclo SINGULAR, reclama um olhar renovado sobre as formas de intervenção artística e sobre o conceito de democratização cultural.

\FICHA TÉCNICA

Direção e Programação_ Ana Gil e Nuno Leão

Design gráfico e de comunicação_ Cátia Santos

Web design_ Bruno Esteves

Fotografia e Vídeo_ Tiago Moura

Streaming Online_ Afonso Fontão

Produção executiva_ Bruno Esteves

Contabilidade_ Élio Esteves

Produção e organização_ Terceira Pessoa

Financiamento_ Direção-Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura

Apoio_ Câmara Municipal de Castelo Branco, Fábrica da Criatividade

Parceiros de comunicação_ Coffeepaste, Jornal Reconquista

Toda a programação do SINGULAR em

https://singularfestival.pt

\VÍDEOS

\DIGRESSÃO

19 Outubro a 12 Dezembro 2020

SINGULAR 2020

Fábrica da Criatividade, Castelo Branco