MANIFESTA-TE

MANIFESTA-TE

\SINOPSE

MANIFESTA-TE é um projeto de artes e educação dirigido a jovens dos 13 aos 16 anos da zona de Castelo Branco. Este projeto, promovido pela Terceira Pessoa, integra as Academias Gulbenkian do Conhecimento e pretende desenvolver as seguintes competências sócio-emocionais: criatividade, pensamento crítico e comunicação.

 

“Manifesta-te” é uma metodologia experimental que se baseia nas seguintes pedagogias: performativas; narrativas; lúdicas; de descoberta; da criação; do fazer; da emancipação; do trabalho coletivo. Com recurso a técnicas/estratégias e instrumentos artísticos, a metodologia é estruturada para favorecer diretamente as competências identificadas.

 

Os jovens trabalham assim diretamente com artistas e especialistas em educação pela arte, desenvolvendo um processo que culminará na criação de um objeto artístico a partilhar com o público. À medida que é desenvolvida, a metodologia experimental “Manifesta-te” será avaliada e monitorizada no sentido de perceber o seu impacto real no desenvolvimento das competências sócio-emocionais nos jovens participantes.

 

Este projeto da Terceira Pessoa integra a Rede Nacional de Academias Gulbenkian do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian.

\FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Coordenação e orientação do projeto_ Ana Gil e Ana Reis (Vera Kalantrupman)

Colaboração artística e pedagógica_ Nuno Leão

Avaliação e Monitorização_ Kátia Sá

Design gráfico_ Cátia Santos

Promotor_ Terceira Pessoa – Associação

Financiamento_ Fundação Calouste Gulbenkian / Programa Conhecimento – Academias do Conhecimento

Parceiros_ Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) / Instituto Politécnico de Castelo Branco, Fábrica da Criatividade / Câmara Municipal de Castelo Branco

\VÍDEOS

\DIGRESSÃO

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)

(a designar)