Quem Somos

A Terceira Pessoa é uma estrutura que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas.

Nos seus projetos, a Terceira Pessoa privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas.

 

Abrangendo públicos de várias faixas etárias e de meios sócio-culturais diversos, a Terceira Pessoa constrói um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas.

 

Foca assim a sua ação em três eixos principais:

 

aproximação dos públicos às linguagens artísticas contemporâneas; produção de objetos artísticos com assinatura da companhia e difusão da cidade de Castelo Branco como lugar central de produção artística e de projetos comunitários a nível nacional e internacional.

Em 2012 desenvolve o projeto KURT COBAIN, que incluiu um grupo de jovens dos 13 aos 18 anos da cidade de Castelo Branco na criação de um espetáculo e um documentário.

Em 2013, no projeto HEY YOU, envolve um grupo de 70 pessoas de todas as idades na criação do espetáculo HEY YOU – desculpem o incómodo, estamos a tentar mudar o mundo.

Em 2014, com o projeto INSCRIÇÃO, cria um espetáculo em três partes, tendo como ponto de partida o livro “Portugal, Hoje: o medo de existir” de José Gil. No mesmo ano estreia a criação MÃOS PENSANTES ou MANUAL DE PENSAR, cocriado com a Pé de Pano – Projetos Culturais.

Em 2015 criam o espetáculo PRIMEIRA INFÂNCIA: UM FABULÁRIO com Maria Rita, uma criança de 9 anos envolvida em processos criativos com a Terceira Pessoa desde os 6 anos de idade. O espetáculo estreia-se em Castelo Branco e marca presença no Ciclo Recém-Nascidos do Teatro Nacional D. Maria II em 2015.

No mesmo ano desenvolvem ainda o projeto pluridisciplinar FILOSOFIA DA PAISAGEM.

Para além de projetos de criação, a Terceira Pessoa desenvolve ainda o SERVIÇO PÚBLICO, ciclo de conversas em torno da arte contemporânea, e o HÁ FESTA NO CAMPO/ALDEIAS ARTÍSTICAS, projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas.

Manifesto

/ Sonhadores

Na nossa ação procuramos que os objetos artísticos que criamos se confrontem com a máxima responsabilidade do espetador, permitindo-lhe uma apropriação ativa dos mesmos.

A obra aponta vias para a emancipação do espetador. Por emancipação compreendemos (in)ação.

A criação surge no sentido de desmantelar as fronteiras entre os que agem e os que vêem, tornando-se o objeto artístico potenciador de interpretações múltiplas e simultâneas no mesmo espaço e tempo.

“A emancipação começa quando se compreende que o olhar é também uma ação” (Rancière, O espetador emancipado)

Preferimos o uso da palavra ação, em vez do termo teatro, no sentido em que o último se torne lugar de confronto do público consigo próprio, enquanto coletivo, por oposição à distância da representação.

 

Entendemos o acontecimento ao vivo, enquanto espaço de manifestação estética e política dos seus intervenientes, onde não existe qualquer regra específica, qualquer hierarquia dos temas, dos géneros e das artes.

 

O acontecimento ao vivo será assim um momento de pura suspensão, em que a experiência é apreendida como criação de uma humanidade específica.

Sobre Nós

/ Equipa

/ Colaboradores

+ info

+ info

+ info

Imprensa

/ Artigos na Comunicação Social

Apoios e Patrocínios

/ Parceiros de Co-Produções e Apoios:

Alma Azul
www.alma-azul.pt

Ecogerminar
www.ecogerminar.org

Cultura Vibra
www.culturavibra.com

Direção Geral das Artes / Governo de Portugal
www.dgartes.pt

DNA Lisboa / Teatro Praga
www.dnalisboa.pt
www.teatropraga.com

Centro Ciência Tradição e Cultura
www.centroctc.com

Teatro Taborda / Teatro da Garagem
www.teatrodagaragem.com

ESTE – Estação Teatral da Beira Interior
www.esteteatro.com

Fundação Calouste Gulbenkian
www.gulbenkian.pt

SP – Escola de Teatro
www.spescoladeteatro.org.br

Pé de Pano – Projetos Culturais
www.pedepano.org

Escola Superior de Educação de Castelo Branco / IPCB
www.ipcb.pt/ESE/

ST ARTE
www.starte.pt


/ Protocolos Institucionais:

/ Mecenático:

Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Artes Aplicadas
www.ipcb.pt/ESART

Conservatório Regional de Castelo Branco
http://conservatoriocb
.wordpress.com/

Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense
www.etepa.pt

StabVida
www.stabvida.com
(Projeto Hey You)


/ Financiamento:

Câmara Municipal de Castelo Branco
www.cm-castelobranco.pt