QUEM SOMOS

A TERCEIRA PESSOA É UMA ESTRUTURA QUE DESENVOLVE PROJETOS ARTÍSTICOS, COM ESPECIAL ENFOQUE NAS ARTES PERFORMATIVAS E DOS CRUZAMENTOS DISCIPLINARES.

\MISSÃO

Nos seus projetos, a Terceira Pessoa privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas.

 

Abrangendo públicos de várias faixas etárias e de meios sócio-culturais diversos, a Terceira Pessoa constrói um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas.

 

Foca assim a sua ação em três eixos principais:

 

– produção e criação de objetos artísticos com assinatura da estrutura e difusão das suas zonas de ação como lugares de produção e criação artística e de projetos comunitários a nível nacional e internacional;

 

– desenvolvimento e aproximação dos públicos às linguagens artísticas contemporâneas, através de dinâmicas de metodologias participativas e colaborativas regulares;

 

– organização de ciclos de programação artística pluridisciplinar que potenciem a circulação de criadores contemporâneos e o acesso público das populações a propostas de índole assumidamente contemporânea e experimental.

\HISTORIAL

Em 2012 desenvolvem o projeto KURT COBAIN, que incluiu um grupo de jovens dos 13 aos 18 anos. Em 2013, no projeto HEY YOU, envolvem um grupo de 70 pessoas de todas as idades na criação e interpretação de um espetáculo-manifesto. Em 2014, com o projeto INSCRIÇÃO, criam um espetáculo em três partes tendo como ponto de partida o livro “Portugal, Hoje: o medo de existir” de José Gil. No mesmo ano estreiam a criação MÃOS PENSANTES OU MANUAL DE PENSAR. Em 2015 criam o espetáculo PRIMEIRA INFÂNCIA: UM FABULÁRIO, marcando presença no Ciclo Recém-Nascidos do TNDM II. No mesmo ano desenvolvem o projeto pluridisciplinar FILOSOFIA DA PAISAGEM. No ano de 2016 estreiam em Londres o espetáculo THE OLD IMAGE OF BEING LOVED, apresentado em vários teatros e festivais internacionais e nacionais. No ano de 2017 estreiam o espetáculo AQUI É SEMPRE OUTRO LUGAR e em 2018 o espetáculo de colaboração internacional KIF-KIF (co-produção com o Teatromosca e o Théatre de La Tête Noire).

 

Para além de projetos de criação, a Terceira Pessoa desenvolve ainda o SERVIÇO PÚBLICO – ciclo de conversas em torno da arte contemporânea; o HÁ FESTA NO CAMPO e o ALDEIAS ARTÍSTICAS, projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas. Mais recentemente, criaram o espetáculo SENSO COMUM – UMA VAGA LEMBRANÇA DE UM ESPETÁCULO e DA MINHA ALDEIA VEJO QUANTO DA TERRA SE PODE VER NO UNIVERSO (2018). No ano de 2019 criam o percurso artístico pluridisciplinar UMA LINHA É UM PONTO QUE PASSEIA.

 

Têm ainda realizado vários projetos no domínio dos cruzamentos disciplinares, envolvendo cada vez mais criadores provenientes de várias linguagens artísticas e de outras áreas do conhecimento como a filosofia e a ciência.

\EQUIPA

Ana Gil Profile pic

ANA GIL

nuno_sobre_nos

NUNO LEÃO

foto_biografia

TIAGO MOURA

foto_biografia_diogo

DIOGO MARTINS

\COLABORADORES

foto_biografia_afonso

AFONSO FONTÃO

foto_biografia_catia

CATIA SANTOS

foto_biografia_pedro

PEDRO PIRES

foto_biografia_nuno_mendoza

NUNO MENDOZA

foto_biografia_francisca

FRANCISCA RODRIGUES

foto_biografia_antonio

ANTÓNIO FONTÃO

foto_biografia_victor

VÍCTOR AFONSO

oscar-quem somos

ÓSCAR SILVA

Bruno

BRUNO SANTOS

Ruidias-quemsomos

RUI DIAS

\PARCEIROS

CULTURA VIBRA
www.culturavibra.com

RUA DAS GAIVOTAS 6 / TEATRO PRAGA
https://ruadasgaivotas6.pt/
www.teatropraga.com

TEATROMOSCA
www.teatromosca.com

AGRUPAMENTO ESCOLAS AFONSO DE PAIVA
https://www.afonsopaiva.pt/

O ESPAÇO DO TEMPO
https://oespacodotempo.pt/

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RODÃO
na web

ALMA AZUL
www.alma-azul.pt

CENTRO CIÊNCIA TRADIÇÃO E CULTURA
www.centroctc.com

ESTE – ESTAÇÃO TEATRAL DA BEIRA INTERIOR
www.esteteatro.com

SP – ESCOLA DE TEATRO
www.spescoladeteatro.org.br

ECOGERMINAR
www.ecogerminar.org

AJIDANHA
www.ajidanha.com

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CASTELO BRANCO / IPCB
www.ipcb.pt/ESE/

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS DE CASTELO BRANCO / IPCB
www.ipcb.pt/ESART/

CONSERVATÓRIO REGIONAL DE CASTELO BRANCO
na web

ST ARTE
www.starte.pt

\FINANCIAMENTO

DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES / REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA
www.dgartes.gov.pt

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO
www.cm-castelobranco.pt

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
https://gulbenkian.pt/