NUNO LEÃO

Criador e Intérprete

Biografia

Inicia a sua atividade artística, como criador e intérprete, em 2004, com a fundação da Companhia Cães à Solta. Em 2009 cria, com Ricardo Marques, ANTES DE DESCOBRIR A GARGANTA, que obteve apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2010 trabalha com os Artistas Unidos no espetáculo O PESO DAS RAZÕES de Nuno Júdice, com encenação de Jorge Silva Melo. No mesmo ano termina a Licenciatura em Teatro – Ramo Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

Paralelamente à sua atividade performativa, tem desenvolvido, desde 2009, investigação no Instituto de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, onde foi bolseiro e investigador. Em 2011 estreia EFABULAÇÃO (prémio melhor interpretação masculina), que interpreta e co-cria com Nuno Nunes. Estreia-se na Ópera, em 2011, no Teatro Nacional São Carlos, com CARMEN de Georges Bizet (encenação de Stephen Medcalf).

Em 2012 funda, com Ana Gil, a Terceira Pessoa – Associação, onde criou KURT COBAIN (2012), HEY YOU (2013), INSCRIÇÃO e MÃOS PENSANTES OU MANUAL DE PENSAR (2014) e PRIMEIRA INFÂNCIA (2015). Em 2013/2014 colabora com o Teatro Praga no projeto TABUROPA (Portugal, Alemanha, Bélgica e Polónia. É ainda responsável pela direção artística e produção do projeto ALDEIAS ARTÍSTICAS e desenvolve o projeto pluridisciplinar FILOSOFIA DA PAISAGEM. Em 2016 cria e estreia em Londres o espectáculo THE OLD IMAGE OF BEING LOVED, com Ana Gil e Óscar Silva.