PLURIDISCIPLINAR
SINOPSE
“Margem de Erro” é um projeto transdisciplinar que reflete sobre o futuro das ações mais banais do ser humano, confrontando a biologia elementar que é comum ao Humano com o futuro acelerado e artificial para onde a sociedade se dirige. Comer, Pensar, Falar e Andar são algumas das atividades que direcionam o projeto para a criação de quatro objetos artísticos independentes entre si. Propõe a partir de cada uma destas ações, a redefinição e ressignificação destas pequenas ações e dos espaços que habitamos.
Na edição de 2024 o projeto conta com a criação de quatro objetos artísticos, da autoria de: Silvana Ivaldi (PT/IT), Georg Butow (GE), Darling Desperados (SW) e Óscar Silva (PT).
24 de maio | 1.ª edição do Festival Alcains Conecta [ESTREIA]
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Conceção e Direção Artística_ Óscar Silva | Artistas_ Darling Desperados, Georg Butow e Silvana Ivaldi | Design de Comunicação_ Cátia Santos | Produção executiva_ Joana Gomes | Comunicação e assessoria de imprensa_ Rita Piteira | Parceiros_ Festival Alcains Conecta e Fábrica da Criatividade | Apoios_ República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Castelo Branco | Produção_ Terceira Pessoa – Associação
BIOS
SILVANA IVALDI
Silvana Ivaldi, artista, usa a heterogeneidade do seu percurso para pensar, explorar e criar formas poéticas através de meios visivos, performativos e espetaculares. Tem atividade regular desde 2009 como criadora, performer, dramaturgista e figurinista. Também trabalha com cinema e design gráfico. Neste momento, entre outras coisas, dedica-se ao último momento da trilogia iniciada em 2020, ICONA. Fundadora do Sr. João e Activo Tóxico e artista associada do Cão Solteiro.
DARLING DESPERADOS
Darling Desperados foi fundada por Ulrika Malmgren e Katta Pålsson.
Conheceram-se na Escola Superior de Teatro de Malmö, onde frequentaram a mesma turma em 84-87.
Performances premiadas e trabalhos artísticos pioneiros, fizeram do nome um símbolo associado a uma forma de arte de vanguarda que procura sempre colaborações com novas técnicas, histórias fortes, encenações inovadoras, artistas de vanguarda e oferece ainda um espaço para residência e pesquisa artística em relação com o público. Já encenou, dirigiu e interpretou mais de 50 obras originais, 15 curtas-metragens e fez digressões internacionais.
A sua primeira produção foi um filme baseado numa peça sobre os últimos 30 segundos de Marilyn
Monroe, antes do momento da sua morte. A decisão de que Darling Desperados deveria conter tudo o que elas queriam, filmes, teatro, música, performance, exposições … fez com que se transformasse no seu parque de diversões e local de trabalho durante 25 anos.
GEORG BUTOW
Georg Bütow é ator e diretor de cinema e teatro. Nasceu em Berlim. As suas peças originais atravessam fronteiras de género e têm uma forte agenda política. Em #makethempay, fingiu a sua própria radicalização na Internet, encenando uma série de ataques falsos, transmitidos em direto, e dirigidos aos culpados pela crise climática. Em Ver Sacrum, fingiu ser curador sénior numa instituição de financiamento de arte globalmente ativa. Também se infiltrou num partido fascista alemão para obstruir a sua campanha eleitoral. Atuou no Volksbühne Berlin, Schauspielhaus Hamburg, Rua das Gaivotas 6, entre outros. É formado pela Filmschauspielschule Berlin e tem Mestrado em Performance Design and Practice pela Central Saint Martins College of the Arts, Londres.
ÓSCAR SILVA
Óscar Silva é licenciado em Teatro-Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010) e mestre em Práticas Performativas pela University of the Arts London – Central Saint Martins (2016), com bolsa da GDA. Foi selecionado pelo Ministério da Educação de Portugal para a Formação de Formadores em Educação Estética (2011). Trabalhou na SP Escola de Teatro em São Paulo (2012-2014), onde criou o Departamento de Intercâmbios Artísticos e Académicos, promovendo parcerias internacionais. Participou na École des Maitres (2017) com o coletivo Transquinquennal e colaborou com artistas e companhias como Teatro Praga, Jorge Louraço Figueira e Os Satyros.
Em 2023, foi professor convidado da Stockholm University of the Arts. Fundador do Sr. João, é atualmente diretor artístico da Terceira Pessoa.