ARTES PERFORMATIVAS
SINOPSE
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é uma dança de formas, cores e corpos diversos.
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é uma máquina de provocar imaginários.
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é uma máquina de transmudar o olhar.
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é uma celebração da mudança, da diversidade e do brincar.
Em CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO há um espaço que se começa a construir e está sempre em mudança.
Por esse espaço desfilam várias peças, objetos, adereços, luzes, sons que criam imagens, situações, micro-histórias e acontecimentos que estão sempre a mudar de forma, de ritmo, de tom. No final, também os espectadores são desafiados a compor um objeto caleidoscópico com as formas e cores desta coreografia. público-alvo _ crianças dos 6 aos 10 anos e famílias duração 40 min. (aprox.)
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é um projeto para a infância que explora a dimensão da criança como força autónoma de cidadania, capaz de tomar decisões, exercer os seus direitos e assumir uma posição ativa na sua vivência consigo própria e com os outros.
Através do cruzamento entre as artes performativas (teatro, dança, performance) e as artes plásticas e visuais (desenho, pintura, escultura e poesia visual), exploram-se os conceitos de identidade individual e coletiva.
Tomando o espaço como um grande lugar lúdico, exploramos o “eu”, o “outro”, o “nós”, num lugar performativo e imersivo em permanente mudança. Neste lugar perguntamo-nos: “Quem sou eu?”, “Quem és tu?”, “Quem somos nós?”, “O que vemos?”, “Até onde vai a nossa imaginação?”, “Quantas coisas cabem numa coisa?”, “Qual o valor da mudança e da diversidade?”.
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é o elogio da imaginação, da expressão livre e aberta, da diversidade, da curiosidade e do espanto.
Durante o processo de criação deste espetáculo, que começou em Setembro de 2023, foram desenvolvidas várias oficinas com crianças e famílias onde se exploraram as questões conceptuais deste CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO. Muitas das rspostas criativas dos participantes dessas oficinas foram transformadas em matéria cénica e dramatúrgica para a criação de um espetáculo multidisciplinar que terá em cena duas atrizes-intérpretes.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação, Conceito e Direção Artística_ Ana Gil e Nuno Leão
Interpretação_ Ana Gil e Vera Kalantrupmann
Espaço cénico e adereços_ Carla Martinez
Composição sonora_ Louis Wilkinson
Desenho de luz e estruturas cénicas_ pedro fonseca/colectivo.ac
Produção_ Terceira Pessoa
Coprodução_ Comédias do Minho
Residência de Criação_ Comédias do Minho e Fábrica da Criatividade Castelo Branco
Financiamento _ Direção-Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura
GALERIA