PROJETOS COMUNITÁRIOS
Projeto de criação artística de teatro radiofónico em contexto prisional.
Uma iniciativa Terceira Pessoa Associação e Estabelecimento Prisional da Guarda, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian “La Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change e República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
SINOPSE
RadioATIVIDADE, é um projeto de criação e experimentação artística que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda na criação e interpretação de peças de teatro radiofónico. Mulheres e homens beneficiam de experiências artísticas que cruzam a escrita, a música, o teatro e a gravação em estúdio.
ENQUADRAMENTO
O projeto RadioATIVIDADE teve início em Setembro de 2022, e decorre ao longo de 3 anos. Compreende várias iniciativas com a população reclusa (feminina e masculina) do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG), que permitem e potencializam a experimentação de linguagens artísticas com abordagem de diferentes géneros textuais, a performance e o contato com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
Com base numa abordagem de diálogo colaborativo, a equipa artística constituída por dramaturgo, poeta, ensaísta, e artistas de diferentes disciplinas co-cria com a comunidade reclusa, objetos artísticos em formato radiofónico, passíveis de serem transmitidos internamente no Estabelecimento Prisional da Guarda, através da “Rádio Fantasma – afaste os seus demónios”, rádio interna criada no âmbito do projeto, e em emissoras de rádio regionais e nacionais e em formato digital (e.g. podcast online).
Durante os meses de julho e agosto de 2023, e agosto e setembro de 2024, como resultado deste trabalho artístico e comunitário, a Antena 2 transmitiu dois ciclos de 8 peças de teatro radiofónico, que foram interpretadas e gravadas no EPG. Essas peças estão disponíveis online para audição.
Em baixo:
2023
2024
Em outubro de 2024, o projeto RadioATIVIDADE entrou no seu 3° ano letivo (2024/2025). Depois das colaborações entre Óscar Cutelo e Regina Guimarães e Saguenail (2022/2023), Ana Gil e Maria Sequeira Mendes (2023/2024), é agora a vez de Nuno Leão assumir a direção artística em colaboração com o poeta Miguel-Manso na criação de textos, neste último ano de projeto. Ambos, em conjunto com a comunidade reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, irão cocriar
novos episódios de teatro radiofónico, novas narrativas e perspetivas, novas vivências e memórias, a serem transmitidos na Antena 2 em Julho e Agosto de 2025.
Este projeto tem-se revelado transformador a vários níveis, permitindo à comunidade reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda, a possibilidade de usufruir, participar e contribuir para a criação artística e cultural, independentemente da situação social em que se encontram. Contributos muito importantes para a aquisição de novas ferramentas de desenvolvimento pessoal e social, e de estímulo ao potencial criativo de cada recluso.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Coordenação Artística: Óscar Silva, Ana Gil e Nuno Leão
Este projeto é uma produção da Terceira Pessoa e do Estabelecimento Prisional da Guarda, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian “La Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e com a parceria da Antena 2 e ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
TEATRO RADIOFÓNICO
VIDEO
GALERIA